COMO FAZEMOS

A constituição das equipas das respostas sociais da Associação Sementes de Vida é multidisciplinar, na medida em que, a complexidade das temáticas e problemáticas em que se atua, assim como, as metodologias/estratégias a aplicar, assim o exigem, sendo constituída por assistentes sociais, psicólogos, animadores socioculturais e ajudantes de ação direta, que complementam entre si a sua intervenção.

A intervenção privilegia a abordagem sistémica, intensiva e dinâmica das situações, numa perspetiva de complementaridade, tem em conta a proximidade e o caráter integrado e regular da intervenção, por forma a permitir um conhecimento e uma visão global da estrutura e da dinâmica familiar.

As problemáticas exigem respostas diferenciadas que possibilitam a realização de diagnósticos individuais e familiares, a conceção e execução de um plano de intervenção adequados para cada caso específico, de modo a atingir os objetivos propostos.

Desta forma, a articulação e o trabalho em equipa torna-se essencial para a construção de um plano de intervenção viável para cada situação específica.

A mediação é entendida como base da metodologia da Associação Sementes de Vida, na tentativa de desenhar uma intervenção eficaz em torno de toda a família e suas inúmeras problemáticas, é na verdade uma nova forma de recriar um espaço de aprendizagem de antigos valores, essenciais ao bem-estar, felicidade e harmonia do ser humano.